História

Histórico  da Escola Ensino Básico Sagrado Coração de Jesus  
   A Escola de Educação Básica Sagrado Coração de Jesus é instituição pública de referência em qualidade de educação, que busca cada vez melhor atender a comunidade num resgate à cidadania, como marco referencial além do conhecimento sistematizado.
   A Escola de Educação Básica “Sagrado Coração de Jesus”, localiza-se na comunidade de Pinheiros, município de Tubarão, estado de Santa Catarina.
O bairro Pinheiros também é conhecido popularmente por KM60. Isto se deve ao fato de que antigamente passava por aqui a estrada de Ferro Dona Tereza Cristina. O Trem saía de Imbituba com destino a Lauro Muller e para identificar as regiões por onde passava, nomeavam-nas pelos quilômetros percorridos. Assim, de Imbituba até aqui, a distância era 60KM.
   A primeira escola denominou-se “Escola Isolada Estadual de Pinheiros” funcionando até a terceira série primária, de 1930 até 1956, tendo como primeira professora a senhora Maria Besa.
Sabe-se que antigamente o ensino era administrado por pessoas da própria comunidade, ficando sob sua responsabilidade a educação de suas crianças.
Em  sua própria casa,Fernando Menegaz cedeu espaço, para ali funcionar a primeira escola dessa comunidade.
   A partir de 1957, é implantada a quarta série primária. A escola passa, então, de Escola Isolada para Escola Reunida.
A construção desta escola foi realizada por Aparício Gonçalves. Ela era composta  de duas salas de aula e de um varandão.
Sua esposa, senhora  Dizelda Gonçalves, muito devota ao Sagrado Coração de Jesus, havia feito uma promessa de que, se conseguisse um trabalho de servente, daria o nome á escola de Escola Reunida “Sagrado Coração de Jesus”,     com a implantação da quinta série; a primeira diretoria foi senhora Regina Marcos da Silva.
A escola possuía quatro salas de aula, cozinha, banheiro masculino e feminino, secretaria e área coberta para recreio.
   Um ano após seu funcionamento, veio a enchente que levou a escola inteira.
As aulas passaram a ser ministradas na igreja, em três salas de aula improvisadas e nas casas de particulares da localidade. Nessa  época foi implantada a sexta série e depois a sétima série.
   A nova escola foi reinaugurada em 1976. A portaria 232 de 18.06.85 deu o parecer para o funcionamento do pré-escolar, com a sala, banheiro privativo e parque, sendo que hoje não funciona mais o Pré-escolar.
  Através do Parecer CEE n.º407 do dia 10/11/2009, o Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, foi autorizado pela SED/SC e aprovado pelo CEE, onde a escola de Educação Básica Sagrado Coração de Jesus, passou a atender também, alunos de Ensino Médio a partir do ano de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário